Ouça a Narração
Olá! Bem vindo à Forja. Vamos falar de Justiça - Não se Negocia com Ditadores.
Uma característica patente das ditaduras é a escalada do autoritarismo. Havendo motivos para criticar as ações tomadas pelo ditador, o ditador receberá as críticas como um ataque pessoal, e tomará medidas mais autoritárias para calar-lhes, entrando numa espiral ascendente que redundará em uma ditadura cada vez mais pesada, onde toda e qualquer liberdade será cerceada. Por isso a tentativa de negociar com ditadores, mais que contraproducente, é desaconselhável.
Negociar com o ditador é legitimar sua autoinferida autoridade.
O ditador vive em uma bolha própria e acredita saber melhor que qualquer indivíduo o que a sociedade necessita, não entendendo como pode haver pessoas que não concordem com sua visão de mundo. Tentar negociar com o ditador reforça o pensamento de que ele está certo e que as pessoas finalmente estão entendendo seu ponto de vista. Então ele puxará um pouco mais a corda, porque até então ele só queria que entendessem quem manda.
Desse ponto em diante ele efetivamente mandará, exercendo o poder que lhe foi outorgado quando admitiram sua autoridade. Se até aqui ele estava apenas dizendo o que não fazer, cerceando a liberdade de escolhas, agora ele passará a ditar o que quer que pensem e façam.
O X-Twitter, é uma empresa comercial gerida por diversos acionistas e seus representantes que decidiram ser melhor para os negócios aceitar as condições impostas por Alexandre de Moraes.
Então passaram a negociar a liberação de suas atividades no Brasil e anunciaram ter cumprido todas as exigências, incluindo o pagamento de multas e bloqueio de usuários, e que em face disso solicitaram junto ao inquisidor a liberação das atividades.
Como era esperado, receberam como resposta a imposição de multas mais pesadas, não só contra a empresa, mas também contra a pessoa física recém indicada como representante legal da empresa no Brasil. Foi-lhes enviado também uma nova lista com mais pessoas que deveriam ser bloqueadas, além daquelas que já haviam sido exigidas.
Na prática Alexandre de Moraes assumiu o papel do CEO do X-Twitter no Brasil, decidindo quais devem ser as políticas da empresa e como ela deve se comportar no mercado, tornando o representante legal nomeado pela empresa apenas um cumpridor das ordens Ministro Supremo, sob pena de receber mais multas e a ameaça de ser bloqueado novamente caso não lhe obedeça.
As novas condições impostas por Alexandre de Moraes para a volta do funcionamento do X-Twitter no Brasil, além daquelas que já foram cumpridas, apenas confirmam para o mundo aquilo que Elon Musk vinha denunciando. Para os acionistas e dirigentes da empresa ficou claro que deveriam ter ouvido o que diz seu maior acionista.
O Brasil vive sob um regime ditatorial e é desaconselhável tentar negociar com ditadores.
Suas análises estavam fazendo falta
ResponderExcluirOpa, meu amigo. Que prazer ter você aqui. As perseguições e os cerceamentos me tornaram mais cuidadoso na hora de deixar minha opinião. Vou tentar ser mais assíduo daqui para a frente. Obrigado pelo incentivo.
ResponderExcluir