Ouça a Narração
Bem vindo à Forja ... Vamos falar sobre Economia. Um Quarto É Muito Mais Que Um Quinto.
Em 1720 eclodiu em Minas Gerais a Revolta de Vila Rica, também conhecida como a REVOLTA DO QUINTO.
Mineradores e extrativistas de pedras preciosas se organizaram contra a decisão da Coroa Portuguesa de cobrar 20% (um quinto) de imposto sobre toda a produção dos empreendedores brasileiros.
Além de considerarem a cobrança extorsiva, os manifestantes também acusavam aos agentes do governo da prática de corrupção e invadiram as casas e prédios da administração pública para protestar.
O então Governador da Província das Minas Gerais, o Capitão-Mor Pedro Miguel de Almeida Vasconcelos entrou em negociações com os líderes da manifestação, dizendo que entendia e achava as reinvidicações razoáveis, e que logo levaria as reclamações ao conhecimento da Coroa Portuguesa.
Na verdade, Pedro Vasconcelos havia pedido reforços de outros estados e estava ganhando tempo para arregimentar o efetivo suficiente para sufocar a manifestação, o que veio a acontecer em julho daquele ano.
Os manifestantes foram presos, condenados a morte na forca e seus corpos foram esquartejados e pendurados nas vias e praças públicas da Província.
Agora, no final de 2023, sob o governo de Luis Inácio, foi aprovada pelo Congresso uma proposta que pretende substituir todos os impostos federais por uma alíquota única de 25% (um quarto) sobre tudo o que for produzido, comprado ou vendido no país, alíquota esta que já é considerada como a maior do mundo em todos os tempos. Nem a Coroa Portuguesa teve coragem de fazer algo tão audacioso.
Para quem não é bom de contas, um quarto de tudo o que se produz é bem mais abusivo que o já escorchante quinto que deu origem àquela revolta lá em 1720.
Curiosamente as mídias tradicionais, que são sustentadas com o desvio de impostos, sob a desculpa de fazer propaganda oficial do governo, não disseram uma palavra contra essa proposta, a não ser para elogiar a iniciativa do governo.
Será que nossos Ministros do STF e o Ministro da Justiça iriam nos mandar prender, matar enforcados e esquartejar como foi feito no passado, se nos revoltássemos contra esta proposta indecente, sob a acusação de tramar contra a "democracia inabalada" do Lula?
Mesmo que não chegassem a tanto, podemos ter certeza de que no mínimo 17 anos de prisão já estariam garantidos. Não é bom duvidar de nada, porque afinal, o conhecimento da História existe para entendermos o que acontece no presente.
Lindo texto !
ResponderExcluirMuito obrigado!😎 Seja bem-vindo à nossa fornalha. Rsrsrs!😊
ExcluirAmanhã teremos novidades no Blog. Não deixe de nos acompanhar