. 2024 2024 ~ Forja de Hefestos - Opinião Independente

🌍 Use Translator (By Google)

JUSTIÇA - PROCURA-SE UM GOLPE

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Justiça. A procura de um golpe.

militares

Na mesma semana em que o Ministério da Fazenda anuncia que deverá promover cortes nas aposentadorias dos militares e nas pensões de suas viúvas e órfãs, o Ministro do STF Alexandre de Moraes autoriza que a Polícia Federal tome medidas cautelares prendendo militares da ativa, que segundo consta foram presos em serviço, quando prestavam segurança aos Chefes de Estado reunidos para o G20. Eles são acusados de ter arquitetado um plano para assassinar, não só ao Presidente Luiz Inácio Lula antes de ser empossado, como ao seu Vice-Presidente, Geraldo Alckmin, há quase dois anos.  
Compartilhe:

POLÍTICA - FALSA EQUIVALÊNCIA

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Política. Falsa equivalência.

Bolsonaro no parlamento

É bom recordar aos que não estavam prestando atenção ou são muito jovens para terem vivido a história, que a narrativa da equivalência que coloca os políticos do Partido dos Trabalhadores (PT) em pé de igualdade moral com todos os demais começou em 2010, quando explodiu o escândalo do Mensalão.   

Sobre isso já escrevemos alguns artigos que valem o seu tempo de leitura. Veja os links abaixo.  

Compartilhe:

JUSTIÇA - O POWERPOINT DO ALEXANDRE

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Justiça. O PowerPoint do Alexandre.   

PowerPoint do Xandão

Em 2016 um jovem Procurador da comarca de Curitiba deixou-se ofuscar pelos holofotes da fama recém adquirida e convocou uma coletiva de imprensa afirmando que finalmente apresentaria as provas cabais das acusações que pesavam contra o então ex-Presidente Luiz Inácio da Silva, vulgo Lula, conforme 
sustentadas por aquela Procuradoria.   

A Forja de Hefestos acompanhou na época a apresentação desastrada de um PowerPoint onde diversos temas genéricos se conectavam para finalmente convergirem ao nome do acusado.   

Compartilhe:

POLÍTICA - A PANTOMIMA DO G20 CARIOCA

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Política. A pantomima do G20.

G20 carioca

O G20 foi originalmente concebido para reunir os Ministros de Finanças e Chefes dos Bancos Centrais dos 19 países mais a União Europeia, responsáveis por 90% do Produto Interno Bruto Mundial e 80% de todo o comércio no mundo.   

Já a partir da reunião de 2008, os líderes dos países que integram o G20, preocupados com os baixos índices de popularidade em seus respectivos países, resolveram assumir o protagonismos nestas reuniões, praticamente excluindo o corpo técnico responsável diretamente pela elaboração dos planos econômicos que interferem nas relações comerciais entre os países.   

Compartilhe:

JUSTIÇA - ⬛OUTRA VIDA PERDIDA⬛

Ouça a Narração

Infelizmente precisamos falar de mais uma tragédia.

susto da janja

"O 'bestão' lá se matou com fogos de artifício. A gente ri..."   

A frase dita por dona Rosângela Lula da Silva, vulgarmente chamada de Janja, pode ter sido a chama causadora do incêndio que ceifou a vida da esposa do rapaz que havia se matado antes em protesto na frente do STF depois de ter atirado rojões contra uma estátua. O desrespeito demonstrado à dor de uma família enlutada pela perda de um ente querido segue dando seus frutos nefastos.   

Compartilhe:

⬛ POLÍTICA - UMA VIDA PERDIDA ⬛

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de um episódio triste.

PERDEU MANÉ
Em Brasília um jovem mentalmente atormentado tirou a própria vida após lançar rojões contra o que ele elegeu como o símbolo de seu tormento. Quando passar o período das narrativas criadas pelos que discursam sobre os caixões a cada tragédia como essa, talvez passem a ver a atitude desesperada deste moço como um sinal de alerta. É preciso afrouxar a corda antes que aconteça pior. E talvez alguns se perguntem o que poderia ser pior que a perda de uma vida de maneira tão estúpida.   
Compartilhe:

ESPORTES - GABIGOL X DIRETORIA. FELIPE LUIZ E A ESCOLHA CERTA

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar do Gabigol e do Flamengo.

Gabigol

Atualmente quando não se tem argumento para contrapor a quem apresenta um argumento logicamente razoável, colocam um apelido depreciativo no oponente e ficam batendo neste espantalho para desviar o foco do debate. Recentemente vejo este comportamento de parte da torcida ante flamenguista e até de alguns flamenguistas chamando de "Gabizetes" aos que levantam a voz para defender as incontestáveis virtudes do Gabriel Barbosa no Flamengo.   
Compartilhe:

ECONOMIA - CORTE DE GASTOS IMAGINÁRIO

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Economia. Cortes de Gastos.

lula-haddad

Em julho, em meio à campanha eleitoral municipal, o Dólar ultrapassou a marca de 5,60 em relação ao Real, o que não era nada bom para os candidatos apoiados pelo Partido dos Trabalhedores do Lula. Então o Ministro da Fazenda Fernando Haddad e a Ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet lançaram na mídia tradicional o factóide dos cortes de gastos do governo.   
Compartilhe:

JORNALISMO - A DERROTA DA MÍDIA TRADICIONAL

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Jornalismo. A derrota da mídia.

Trump Wins


Apesar de todo o esforço dos agentes de propaganda da mídia oficial, da união dos artistas, jornalistas e velhos influenciadores contra a candidatura de Donald Trump, a direita venceu de forma incontestável nos Estados Unidos da América. Precisamos entender como este fenômeno impacta diretamente na forma como a chamada mídia legada se comportará no Brasil daqui para a frente.   
Compartilhe:

Arte - A Treta entre o Instagram/Meta e o Cara.App: Roube Como Um Artista

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Artistas e Inteligência Artificial.

imagem gerada por ia

Muitos profissionais tem manifestado o receio, o medo mesmo, de perder seus postos de trabalho para a Inteligência Artificial. Embora esta possibilidade pareça um tanto distante para alguns, para outros ela está à porta. No caso dos artistas plásticos e designers em especial temos acompanhado uma crescente preocupação neste sentido.   
Compartilhe:

COMPORTAMENTO - EMINENTE DIREITA

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar da eminente jovem direita.

capitalismo-x-socialismo

A grande maioria do brasileiro médio sempre foi conservadora nos costumes. Uma herança dos colonizadores portugueses, muito afeitos a importância do núcleo familiar e adeptos de uma moral religiosa cristã bastante estrita, ao ponto da maioria dos feriados nacionais em nosso calendário acompanharem os feriados das igrejas. Isso não significa necessariamente que sejamos todos de direita, como vimos em nosso último artigo.   

Compartilhe:

POLÍTICA - ESQUERDA OU DIREITA?

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de esquerda e direita.

DIREITA X ESQUERDA

Os jornalistas costumam classificar os apoiadores da direita como sendo de extrema-direita. Embora o façam de maneira pejorativa, tentando rotular ofensivamente as pessoas, em certa medida eles estão certos. Se não estiver do lado oposto exato da esquerda, não se pode dizer que seja de direita, porque a esquerda é extrema e não faz concessões. Quem não está na extrema-direita, no máximo poderá dizer que é de centro-direita.   

Mas como distinguir a direita da esquerda?  

É o que vamos descobrir agora.   

Compartilhe:

POLÍTICA - QUEM VENCEU AS ELEIÇÕES?

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de eleições. Quem venceu?

lula x bolsonaro

Fim das eleições municipais 2024 e começam as discussões sobre quem ganhou e quem perdeu. Há quase um consenso entre os analistas de que a mais prejudicada foi a esquerda, porque perdeu muito de sua influência nas capitais e também nas principais cidades periféricas com mais de 250 mil habitantes. Por sua vez a esquerda se dá por satisfeita por entender que poderia ter sido pior. O quadro que se apresentava não era nada favorável e as alianças de última hora com partidos do centro impediram um desenlace desastroso.   
Compartilhe:

Política - Bolsonaro Perdeu São Paulo?

Ouça a Narração

 

Nunes_Bolsonaro_Marçal

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Política. Bolsonaro Perdeu São Paulo?

Não se pode dizer que alguém tenha perdido o que nunca teve. No máximo se pode alegar que deixou de ganhar. Basta ver a lista de Prefeitos da cidade de São Paulo desde a redemocratização para se perceber que o eleitorado em São Paulo nunca esteve alinhado com os valores que Bolsonaro e seus eleitores defendem.   

Compartilhe:

Política - Não se Negocia Com Ditadores

Ouça a Narração

 

X-Twitter

Olá! Bem vindo à Forja. Vamos falar de Justiça - Não se Negocia com Ditadores.

   

Uma característica patente das ditaduras é a escalada do autoritarismo. Havendo motivos para criticar as ações tomadas pelo ditador, o ditador receberá as críticas como um ataque pessoal, e tomará medidas mais autoritárias para calar-lhes, entrando numa espiral ascendente que redundará em uma ditadura cada vez mais pesada, onde toda e qualquer liberdade será cerceada. Por isso a tentativa de negociar com ditadores, mais que contraproducente, é desaconselhável. 

Negociar com o ditador é legitimar sua autoinferida autoridade.   

Compartilhe:

Justiça - Os Presos do 9 de Janeiro

Ouça a Narração

 

Gen_Dutra_de _Menezes

Bem vindo à Forja. Vamos falar de justiça, a verdade sobre os presos do dia 9 de janeiro.   

Durante os últimos 70 dias do ano de 2022 multidões mantiveram vigílias em acampamentos na frente dos quartéis do Exército situados em vários estados brasileiros, com a esperança nos militares impedirem que Lula da Silva, notório por seu envolvimento em vários escândalos de corrupção denunciados pelo Ministério público, assumisse o cargo na Presidência do Brasil.   

Compartilhe:

JORNALISMO - DIZ SITE?

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Jornalismo. O que significa "Diz Site?".   

A maior confissão da preguiça e incompetência dos muitos maus jornalistas está estampada nas manchetes dos principais jornais, atribuindo o ônus da veracidade ou não de uma informação a terceiros.

Jornalistas enfurnados nas redações, ou em casa, se ocupam de simplesmente ler as notícias e fofocas publicadas por outros veículos e replicá-las se eximindo da responsabilidade pelo que publicam.

"Diz site" é senha pra escrever qualquer coisa, sem o compromisso de fazer o trabalho de um verdadeiro jornalista.

É o famoso "ouvi dizer" invadindo a pauta jornalística, sem que esses profissionais formados nas coxas se deem ao trabalho de investigar e verificar se a informação passada aos seus leitores é verdadeira.

O resultado desse jornalismo porco tem minado a cada dia o pouco de credibilidade que ainda resta a imprensa.

Em contrapartida, os mesmos incompetentes fazem campanha para que o leitor comum verifique as fontes antes de postar qualquer alguma informação em seus perfis pessoais nas redes sociais, como se esses fossem pagos para publicar notícias e não eles.

Pessoas comuns tem sido perseguidas por não se sentirem na obrigação de fazer o que quem deveria ter estudado para fazer não faz, nem é responsabilizado por isso.

Pior que o "diz site" é a nova moda que invadiu as redações para preencher as lacunas quando nenhum site esteja dizendo nada que preste. É o "diz leitor", adotado inicialmente por repórteres preguiçosos do jornal "O Estadão", mas que já está se espalhando nas manchetes de vários outrora grandes jornais.


Freelancer


Compartilhe:

JUSTIÇA - ELON MUSK CAPITULOU?

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Justiça. Elon Musk capitulou?

   

ELON MUSK

 Em meio a várias notícias sobre o desenrolar das ações de Elon Musk na defesa dos negócios da X Corp (dona do X-Twitter) no Brasil, algumas delas desencontradas entre si, torna-se necessário que se coloque tudo em perspectiva para não se chegar a conclusões precipitadas. A avalanche de informações na última semana tem deixado quem acompanha o caso de longe um tanto confuso.   

Como no caso em que alguns afirmaram que o Congresso norte americano teria intimado o Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro a se explicar, quando na verdade o que houve foi o cumprimento de uma formalidade pela defesa de Elon Musk, comunicando que o Comitê americano havia solicitado a entrega para avaliação dos documentos que envolvem denúncias de ingerência da justiça brasileira nas políticas da plataforma (X-Twitter).  

Quase concomitantemente os advogados da companhia no Brasil enviaram um ofício ao STF onde a X Corp se comprometia a não desobedecer nenhuma das ordens judiciais que recebeu. Isso envolve não liberar contas bloqueadas pelos juizados brasileiros, mas principalmente não divulgar o conteúdo dos documentos com as ordens de bloqueio, por estarem sob sigilo decretado pela justiça.   

Muitos entenderam então que Elon Musk estaria voltando atrás e desistindo da defesa do direito à liberdade de expressão na rede social. Os veículos de esquerda principalmente comemoraram o que consideravam uma vitória de Alexandre de Moraes, enquanto os conservadores acreditaram mais uma vez estarem sendo vítimas de "traição".   

Embora aqui no Brasil muitas vezes se confundam a pessoa física dona de uma empresa com a pessoa jurídica constituída, na maioria dos outros países essa diferença é patente. São de fato duas pessoas diferentes. Enquanto a X Corp se compromete a não desobedecer ordens judiciais para não sofrer sanções econômicas, precisamos ter em mente que quem foi incluído no inquérito particular de Alexandre de Moraes foi a pessoa física de Elon Musk. E ele não vai deixar barato essa injustiça.   

Ao entregar ao Congresso norte americano os documentos proibidos no Brasil, Elon Musk cumpriu sua promessa de divulgá-los, ainda que indiretamente, uma vez que os sigilos decretados pelas cortes brasileiras não tem jurisprudência sobre os parlamentares americanos.   

A divulgação dos documentos mostram que a guerra de Elon Musk contra a injustiça está longe de acabar. Ele só levou a briga para o quintal dele. Onde Alexandre não tem nenhum poder.

Freelancer


JUSTIÇA - ELON MUSK CAPITULOU?

Compartilhe:

JUSTIÇA - BOLSONARO E A EXTINÇÃO DA LAVA-JATO

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Injustiça. A extinção da Lava-Jato.

   

 

Teori e Alexandre juntos


É curioso que nenhum Ministro do STF quis aparecer na foto que ilustra este texto. Talvez sejam supersticiosos e acharam de mau agouro estar junto das principais autoridades políticas na época no velório do colega. Ou só tiveram medo mesmo. Medo do que, nunca saberemos.   

Para não ser injusto com todo o STF, pesquisando as diversas fotos do velório de Teori Zavaschi podemos encontrar em algumas delas a Ministra Carmem Lúcia, que muito discretamente podia ser vista junto aos familiares do falecido.   

Compartilhe:

JUSTIÇA - INTIMOU A SUPREMA CORTE?

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Justiça. O STF foi intimado pelos EUA?

   

 

CONGRESSO NORTE AMERICANO

A esquerda no Brasil só atingiu o nível de poder que ostenta por usar expedientes que escondem a verdade, tergiversam as narrativas e desprezam os fatos, confiantes de que a maioria dos brasileiros quase sem instrução e alienados da discussão política, acredita fielmente no que é dito pela mídia cooptada.   

Há uma vertente da direita que acha que jamais vencerá a esquerda se não lutar usando as mesmas armas, porque o brasileiro médio seria burro demais para entender e aceitar a verdade, segundo esta linha de pensamento.   

Compartilhe:

CIÊNCIA - A INTELIGÊNCIA ANIMAL NO BRASIL

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Ciência. IA no Brasil é Inteligência Animal.

   

 

IA - Inteligência Animal

No dia 8 de abril O presidente Luís Inácio virou "meme" nas redes sociais após dizer em tom de pilhéria que "não há necessidade de investimento [do governo] na Inteligência Artificial quando existe tanta gente inteligente no país". Disse isso um dia depois de ter acontecido a reunião da  Comissão Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT), órgão subordinado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, quando se tratou especificamente de investimentos na área de Inteligência Artificial.   

A frase aparentemente sem nexo e despropositada dita pela velha raposa poderia ser um recado velado a um desafeto recém descoberto.   

Compartilhe:

POLÍTICA - INSUBESTIMÁVEL

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Política. Elon Musk é insubestimável.

   

 

Elon Musk

Ao longo de sua vitoriosa carreira empresarial Elon Musk precisou muitas vezes enfrentar organizações políticas poderosas, capazes de influenciar a economia no mundo inteiro para o bem ou para o mal. Muitos de seus projetos esbarraram em limitações impostas pelo ordenamento estatal e ele teve de agir politicamente para contorná-los. Fez conseções em alguns casos, mas na maioria das vezes conseguiu a vantagem que precisava. Ou ele não seria o homem mais rico do mundo.   

O embate político está longe de ser uma novidade para Musk e todos os que travaram negociações com ele concordam que se trata de um empresário ao qual não se deve subestimar. 

Compartilhe:

POLÍTICA - ISENTOSFERA DESCENDO DO MURO

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Política. A isentosfera está descendo do muro.

   

 

Geraldo Alckmin

Na guerra declarada entre Elon Musk e o Ministro Alexandre de Moraes escapa à percepção de muitos o posicionamento dos chamados "isentões". Há quem acredite que a treta se refira apenas a mais uma disputa entre o petismo e o bolsonarismo mas, se prestarem atenção em como se comportam os que se diziam neutros nas eleições de 2022, os nem-nem, que diziam não querer nem Bolsonaro nem Lula mas validaram a cartinha da "democracia", notarão o comportamento recorrente que entrega a verdadeira identidade da dita isentosfera.   

Compartilhe:

POLÍTICA - DECIDIR SE DÁ OU NÃO

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Política. Lula precisa decidir se dá ou não.

   

 

lula-na-sarjeta

Chegamos ao fim do trimestre do segundo ano de governo e Lula não apresentou nada de positivo aos seus eleitores. Nada além da inauguração de letreiros, a troca de nomes de programas já existentes e da conclusão, ou a exclusão, de projetos iniciados no governo anterior como se fossem dele.   

Por outro lado, o caudilho mais corrupto da história tem acumulado atos e discursos politicamente desastrosos, com sérias repercussões negativas na economia.  

Compartilhe:

POLÍTICA - FRITURA À MODA PETISTA

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Política, mas podia ser de culinária. Fritura Petista

   

FRITURA PETISTA

O pessoal mais novo, que não viveu o período do regime militar não sabe, ou não lembra. Houve um tempo em que a censura se tornou mais incisiva, os jornais eram obrigados a enviar suas pautas diárias para ser avaliadas por censores indicados, que tinham o poder de decidir se a matéria poderia ser ou não publicada. Quando não podiam, sem tempo hábil para fazer uma nova matéria e submeter à avaliação, os jornais publicavam receitas culinárias nos espaços reservados para os artigos proibidos.   

Compartilhe:

POLÍTICA - CAIU, NO 1º DE ABRIL

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Hoje vamos falar de Política. Caiu. No primeiro de Abril.

   

 

Ditadura nunca mais

O dia primeiro de abril é o dia da mentira no Brasil.   

Não haveria dia melhor para relembrar o que aconteceu no dia 9 de janeiro de 2023.   

Em 2022, após o anúncio que Jair Bolsonaro havia perdido a eleição, o povo que votou nele se desesperou. Não podiam acreditar que um corrupto condenado em três instâncias por desvios bilionários que quase faliram o país, agora solto, estava eleito para governar o país no lugar do melhor Presidente da República que o Brasil já teve desde a abertura política.   

Compartilhe:

POLÍTICA - PORTUGAL, LÁ COMO CÁ

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Política. Portugal, lá como cá.

   

 

Portugal

Durante vinte anos os brasileiros foram enganados por um arremedo de "direita" que fazia contraponto à hegemonia do Partido dos Trabalhadores, principal representante do esquerdismo extremo no país. Neste tempo ganhou força a teoria do "Teatro das Tesouras", denunciando que na verdade a Social Democracia do PSDB servia de escudo ao PT, protegendo-o contra o surgimento de uma direita verdadeira.   

Compartilhe:

POLÍTICA - HUNGRIA, BRAÇO FORTE E MÃO AMIGA

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Política. Hungria, braço forte, mão amiga.

   

 

Capital da Hungria

Os homens do Itamaraty, hoje comandado clandestinamente por Celso Amorim, ex-Embaixador e Ministro das Relações Exteriores no primeiro mandato do Presidente Luis Inácio, receberam com estupefação a notícia veiculada e ilustrada com imagens das câmeras de segurança interna da Embaixada da Hungria pelo The New York Times, que Jair Messias Bolsonaro não só esteve, como ficou hospedado lá por três dias a convite do Primeiro Ministro Viktor Orbán.   

  • - Como assim, Bolsonaro tem mais trânsito em uma Embaixada do que nós? Como ousa?   
Compartilhe:

JUSTIÇA - O USO POLÍTICO DO CASO MARIELLE

Ouça a Narração

Mariele Franco


Bem vindo à Forja. Vamos falar de Justiça. O uso Político do Caso Marielle.

Após seis anos de investigações truncadas, as autoridades responderam a grande pergunta que ainda pairava sobre o Caso Marielle Franco.    

Afinal quem mandou matar Marielle?   

A vereadora do Rio de Janeiro foi vítima de execução brutal que tirou também a vida de Anderson Gomes, o motorista do carro onde estavam com uma assessora da parlamentar em março de 2018.   

Compartilhe:

JORNALISMO - O CONTROLE DA MÍDIA

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de

Jornalismo. O Controle da Mídia.   

Jornalistes da GloboNews


Este tópico é uma continuação do SOCIALISMO versus PETISMO publicado aqui no dia 14 de março deste ano. Lá ficou em aberto o que a Imprensa Oficial tem a ganhar com o Socialismo ou o Petismo no poder. Se você não leu ainda, dê uma olhada.   

É um erro dizer que os representantes da Imprensa sejam comunistas, apesar da flagrante militância em favor dos interesses da esquerda. Todos os donos de empresas jornalísticas são essencialmente capitalistas, ou não seriam os milionários que são. Ainda que se admita que todos os que estão no topo da pirâmide do socialismo são milionários, temos que entender que a Imprensa no Brasil não faz parte do topo da pirâmide.   

Compartilhe:

HISTÓRIA - FAROESTE CABOCLINHO

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Hoje vou lhes contar uma História. Faroeste Caboclinho.

   

 

FAROESTE CABLOQUINHO

Esta História aconteceu em Braziltown, uma pequena e próspera cidade encravada no planalto central do oeste americano. Fernando, homem estudado da cidade grande, governava tranquilamente até que Luis, O Velho, surgiu para tentar lhe tomar o poder. Por duas vezes Fernando, com o apoio do povo, rechaçou o bando de Luis e os colocou para correr.   

E a paz reinou em Braziltown por um longo período.   

Compartilhe:

JORNALISMO - A NARRATIVA DA TRAIÇÃO

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Jornalismo. A Narrativa da Traição.     

Ministério Técnico

Mesmo os mais críticos opositores de Jair Messias Bolsonaro admitem que o ex-Presidente acertou ao usar critérios técnicos e qualitativos para compor seu Ministério, atribuindo à atuação dos Ministros e assessores próximos os melhores resultados obtidos durante seu governo.    

O acerto fica ainda mais evidente quando comparam a composição ministerial criada por Bolsonaro com os ineptos que atualmente formam o ministério de Luis Inácio da Silva.   

Bolsonaro extendeu este critério a todas as empresas estatais e autarquias sob a jurisdição do Estado, colocando nelas pessoal técnico de sua inteira confiança, conseguindo assim reverter o quadro pré-falimentar em que se encontrava a maioria delas.   

Compartilhe:

JORNALISMO - AGORA VAI

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Jornalismo. Agora Vai

   

Vários jornalistas, comentaristas da mídia legada, "especialistas" que nada mais fazem que repercutir as ideias uns dos outros numa total falta de criatividade e ausência da identidade que caracterizou os grandes profissionais de um passado recente, querem com base no conteúdo dos depoimentos dos Comandantes Militares, que Bolsonaro seja preso imediatamente e as chaves da prisão sejam jogadas fora. Dizem que agora não tem desculpa para se retardar a decisão e que outro desfecho é impossível a esta altura.  

Compartilhe:

JUSTIÇA - CORRENDO CONTRA O TEMPO

Ouça a Narração

 

Tempo Savador Dali


Bem vindo à Forja. Vamos falar de Justiça. Correndo contra o tempo.    

Em 1992, quando o então Presidente Fernando Collor sofreu o impeachment, Fernando Henrique Cardoso sob o Governo de Itamar Franco assumiu o Ministério da Fazenda e só precisou de dois anos para superar a ampla preferência da população por Lula, que apoiou e se tornou principal articulador do impeachment do Collor. Como todos sabem Fernando Henrique Cardoso venceu a eleição de 1994  e foi reeleito em 1998, ambas eleições vencidas no primeiro turno.    

Em 2016, quando Dilma Roussef foi afastada e Michel Temer assumiu, Jair Messias Bolsonaro usou os dois anos seguintes para mudar a cabeça do eleitor que queria votar no PSDB, principal opositor do governo petista e mentor intelectual do impeachment da Dilma. O fenômeno Bolsonaro destruiu o sonho do PSDB de voltar em grande estilo. O partido do Alckmin foi derrotado no primeiro turno, ficando só com 5% dos votos.   

Dois anos se tornou o tempo cabalístico que um candidato precisa para reverter tendências e se consolidar na preferência do eleitorado com vistas à próxima eleição.   

Se é verdade que há por trás da eleição de Luis Inácio Lula um plano para que o PSDB renasça das cinzas, através de seu preposto colocado na Vice Presidência para assumir depois do provável afastamento do Lula, é preciso que este plano seja posto em prática logo. Lula já está prestes a completar seu segundo ano de mandato. Não parece, mas 2024 está às portas. No meio político o tempo voa.   

O grande problema deste plano mirabolante é que Geraldo Alckmin não tem estofo moral para garantir que em dois anos seja capaz de reverter a vontade do povo que quer votar de novo em Jair Bolsonaro.   

Mesmo que Alckmin assuma o governo e implemente medidas econômicas liberais semelhantes às de Paulo Guedes salvando o Brasil do buraco no qual o PT invariavelmente nos coloca, ainda assim nada apagará dele a imagem do traidor da Pátria, alguém que se aliou ao inimigo em benefício próprio.   

Ademais para que um candidato do rejeitado PSDB tenha alguma chance de concorrer e vencer em 2026, eles acreditam que Bolsonaro precisa ser tirado do páreo, o quanto antes. Senão levarão outra surra como a de 2018.   

DAÍ SE ENTENDE A CORRIDA CONTRA O TEMPO!   

Fica claro o porquê de um processo de inelegibilidade que costuma durar anos ter se concluído em poucos meses. Também essa perseguição midiática contra o ex-Presidente, alimentada por volumosas cotas de publicidade nos principais canais oficiais da imprensa.   

E as tentativas de imputar-lhe algum crime, até por importunar uma baleia, que seja. Querem por todos os modos equipará-lo a um criminoso condenado que chegou à Presidência sem que ninguém entenda como.  

Todos estes processos tem por objetivo minar a popularidade de Bolsonaro e fornecer munição a quem concorrer contra ele, caso consiga reverter a inelegibilidade. 

Desesperados, já há pessoas ligadas ao PSDB que assumem abertamente em declarações e artigos de jornais que Bolsonaro precisa ser preso logo, o quanto antes. Esses querem entender mais de interpretação da lei que o próprio Alexandre de Moraes, principal interessado na destruição do mito de Bolsonaro.   

Ou alguém acha que se o Ministro tivesse indícios de crime minimamente suficientes já não o teria preso há tempos?

Lula por sua vez, paradoxalmente faz discursos agressivos para manter acesa a memória e a ameaça de Bolsonaro, mesmo quando recebeu ordens expressas, repassadas por seus assessores, de parar de falar o nome do Bolsonaro.   

O mandatário sabe que no dia que conseguirem destruir a popularidade do Bolsonaro, seus dias na Presidência estarão contados. Então ele precisa manter viva a lembrança de que ele ainda é o único que pode concorrer contra Bolsonaro e vencer.   

 Enquanto isso, Alckmin nem liga para o que Lula pensa e já está no aquecimento.   

JUSTIÇA - CORRENDO CONTRA O TEMPO

Compartilhe:

Jornalismo - Depoimento do Brigadeiro Baptista Jr

Ouça a Narração

TB Baptista Jr

Bem-vindo à Forja. Vamos falar de Jornalismo. Depoimento do Brigadeiro Baptista Jr    

 

A menos que haja outra versão não disponibilizada pela justiça, a transcrição em 13 páginas do depoimento prestado na condição de testemunha pelo Tenente Brigadeiro CARLOS DE ALMEIDA BAPTISTA JÚNIOR, conforme tornado público, não acrescenta nada relevante à narrativa do golpe, que nunca aconteceu mas tentam por todas as formas convencer ao público em geral que esteve em andamento, mediante deturpações do que dizem as testemunhas.   

Compartilhe:

POLÍTICA - BRASIL NÃO É UMA ILHA

Ouça a Narração

 

Fidel Castro e Hugo Chaves

Bem vindo à Forja. Vamos falar de POLÍTICA. O BRASIL NÃO É UMA ILHA.    

Em 2005, quando o escândalo do MENSALÃO tomava as manchetes e as semelhanças entre a forma de governar do PT e o regime Castrista em Cuba se tornaram claras, eu dizia aos meus companheiros de debates no Orkut que Lula não levara em conta uma variante que podia estragar seus planos totalitários.   

"O BRASIL NÃO É UMA ILHA" se tornou quase um jargão que eu repetia insessantemente aos amigos que se mostravam desanimados com os rumos da política nacional.   

Compartilhe:

POLÍTICA - SOCIALISMO X PETISMO

Ouça a Narração

 

Lula e FHC

Bem vindo à Forja. Vamos falar de, POLÍTICA - entendendo a diferença entre SOCIALISMO e PETISMO.   



É difícil dizer o que seria pior para o Brasil, mas é preciso que se faça uma distinção entre o socialismo que o PSDB tentou impor ao país e o mal que o Petismo liderado por Lula vem causando.

O PSDB surgiu de um racha do PMDB encabeçado por membros que se acreditavam intelectualmente superiores, alinhados com movimentos europeus que pregavam a teoria do socialismo gradual nascida na Inglaterra e na França, trocando o discurso muitas vezes violento da revolução pelo convencimento lento da população, a partir das bases da sociedade.

Enquanto o regime defendido pelo PT foi na verdade inspirado na propaganda da revolução armada que teve sua expressão maior em Cuba. Fidel Castro ficou bilionário com a revolução e os líderes petistas o invejaram.

Compartilhe:

JUSTIÇA - PONTO DE INFLEXÃO

Ouça a Narração

Velório de Teori teve a presença de seu sucessor

Bem vindo à Forja. Vamos falar de, JUSTIÇA - PONTO DE INFLEXÃO.    


O STF deu por encerradas as investigações do Mensalão, sem buscar a origem dos recursos necessários para a compra de mais da metade dos parlamentares no Senado e na Câmara, coincidindo o encerramento das investigações com a reeleição de Lula.   

O cidadão politizado que acompanhava o curso dos acontecimentos sentiu um gosto amargo na boca. Não seria desta vez que ele veria ser desbaratada a grande quadrilha que se apossou do poder em Brasília.   

Compartilhe:

Economia - A Pandemia do Lula

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja! Vamos falar de Economia. A Pandemia do Lula.

   
Lula e Haddad


 Durante a Pandemia do Coronavírus (COVID19) o Supremo Tribunal Federal emitiu liminares que tiravam do Governo Federal o poder de gerir a maior crise sanitária deste século, repassando a responsabilidade para Governadores e Prefeitos.   

Os gestores estaduais e municipais iniciaram uma gastança irresponsável do dinheiro público sem precedentes na história recente do Brasil, com a construção de "Hospitais de Campanha" que nunca foram usados, compra de respiradores e insumos sem licitação, em empresas de fachada ou mesmo inexistentes, entre outras barbaridades que nunca foram investigadas. Governadores e Prefeitos fizeram a farra e mandaram a conta para o Governo Federal.  

Além disso deve-se por na conta dos gastos os custos exorbitantes das diversas vacinas, de diferentes laboratórios farmacêuticos, que o governo se viu obrigado a comprar.   


Compartilhe:

Economia - Um Quarto É Mais Que Um Quinto

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja ... Vamos falar sobre Economia. Um Quarto É Muito Mais Que Um Quinto.     


Em 1720 eclodiu em Minas Gerais a Revolta de Vila Rica, também conhecida como a REVOLTA DO QUINTO.  

Mineradores e extrativistas de pedras preciosas se organizaram contra a decisão da Coroa Portuguesa de cobrar 20% (um quinto) de imposto sobre toda a produção dos empreendedores brasileiros.   

Além de considerarem a cobrança extorsiva, os manifestantes também acusavam aos agentes do governo da prática de corrupção e invadiram as casas e prédios da administração pública para protestar. 

Compartilhe:

A Leitura Política do Gilmar

Ouça a Narração

 

Ministro Gilmar Mendes

Bem vindo à Forja. Vamos falar da Leitura Política do Gilmar.

Em 2015 a Lava-Jato expandia o âmbito de suas investigações e, com base nas delações dos indiciados, ameaçava alcançar a todas as esferas federais onde esquemas semelhantes ao Petrolão estariam montados, envolvendo todos os partidos da base do governo que formariam uma grande e retroalimentada rede.   

Fosse para criar a sensação de que não havia ninguém inocente na classe política e que o Partido dos Trabalhadores não deveria pagar sozinho a conta da corrupção institucional que se espalhara desde o Mensalão, vários acusados envolveram em suas delações os nomes de políticos da pretensa oposição, com destaque para  Aécio Neves do PSDB. E os investigadores ameaçavam chegar lá também.   

Compartilhe:

Opinião - Político ou Influencer? Escolha

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja ... Vamos falar de Opinião - Político ou Influencer? Escolha    




Cada vez mais os políticos vão entendendo que não é mais possível permanecerem encastelados nos seus ricos escritórios em Brasília, para aparecerem perante os eleitores somente na hora de pedir mais votos. A modernidade criou uma série de canais que permitem o contato direto com os apoiadores quase em tempo real de forma barata, principalmente através das redes sociais. Os que não se adaptarem aos tempos modernos correrão o risco de se tornarem irrelevantes. Hoje, como nunca antes, quem não é visto não é lembrado.   

Compartilhe:

Justiça - Por que Lula Está Solto?

Ouça a Narração

 


Bem vindo à Forja ... Vamos falar de Justiça - Por que Lula Está Solto?    

Entre 1994 e 1998, quando o PSDB de Fernando Henrique Cardoso venceu as eleições presidenciais sem dar chance de segundo turno aos demais candidatos, o Partido dos Trabalhadores surpreendia pelo tamanho da base eleitoral que havia construído, tendo a maioria dos eleitores no Norte e no Nordeste e também eleitores das faixas mais pobres no Centro-Oeste e Sudeste sob cabresto.  


Nas duas eleições Lula recebeu em média o apoio de 30% do total de eleitores do país, se consolidando como a segunda maior força política depois do PSDB que ainda surfava na onda do sucesso do Plano Real. 

Compartilhe:

Política - As 5 Fases do Luto

Ouça a Narração





bemvindo à Forja ... Hoje falaremos de Política - As 5 Fases do Luto   

A perda é sempre dolorosa, principalmente se recai sobre nós quando menos esperamos. Os psicólogos acreditam ter identificado cinco estágios pelos quais a maioria das pessoas passam durante o processo do luto, seja pela perda de alguém muito querido ou mesmo por algo que consideramos de suma importância, como um emprego, um relacionamento e até mesmo a derrota em uma eleição dada como certa.  

Os conservadores experimentaram recentemente, no fim de 2022, os efeitos devastadores do processo do luto, quando Jair Messias Bolsonaro, candidato preferido da maioria patriota que povoa as redes sociais perdeu a disputa para um reconhecido corrupto recém saído da prisão apenas para concorrer, tendo a seu favor todo o apoio da máquina da oligarquia que tomou Brasília de assalto.  
Compartilhe:

Política - Medidas Protetivas - Parte 3

Ouça a Narração



Bolsonaro na manifestaçãoBem vindo à Forja ... Vamos falar de Política - Medidas Protetivas - Parte 3    
Foi importante escrever a PARTE 1 e a PARTE 2 (clique nos links se ainda não leu) deste estudo, porque conhecer o passado nos ajuda a compreender melhor o presente, especialmente quando há tantas coincidências como agora. Dividi-lo em três partes se fez necessário, porque a execução demandou alguma pesquisa histórica para que se evitassem ao máximo as injustiças. Alguns conceitos arraigados desde o nosso período escolar foram revistos e outros se tornaram melhor esclarecidos. Por isso recomendo que leiam os dois primeiros capítulos desta série escrita em três atos. Precisamos deste contexto.   

PEQUENO RESUMO    


Entre 1961 e 1964 o Brasil mergulhou em uma série de crises institucionais culminando no estabelecimento do regime militar que durou até 1984. Começou de maneira incipiente sob a justificativa de estarem "defendendo a democracia" e entrou numa espiral ascendente que levou a perseguição violenta, prisões e ocasionalmente a morte de opositores. Os perseguidos naquela época foram anistiados e retornaram ao Brasil em 1979, recuperaram seus direitos políticos e se organizaram nos diversos partidos recém fundados. Logo chegaram ao concenso da necessidade de redigirem uma nova CONSTITUIÇÃO FEDERAL que lhes protegesse contra a eventual repetição da História, o que foi feito a partir de 1987 e se completou em 1988 com sua promulgação.   

BOLSONARO AVENTOU O USO DE DISPOSITIVO CONSTITUCIONAL?   

Durante todo o seu governo Jair Messias Bolsonaro reafirmou o compromisso de se manter "dentro das quatro linhas da Constituição". Algumas vezes pagou caro por esta determinação. Foi chamado de "frouxo" por alguns apoiadores e chegou a perder um pouco de sua popularidade em decorrência disso. Mas jamais abriu mão desta convicção.   

Foi assim que muitos eleitores, com os ânimos exaltados por "influenciadores digitais" desgostosos com os caminhos da condução política de Bolsonaro, passaram a apelar para forças superiores, na vã esperança que trariam uma solução mais rápida e fácil para o que viam acontecer no país.   

É preciso salientar que Bolsonaro nunca coadunou ou apoiou esta disposição de parte de seu eleitorado. Ao contrário, sempre reiterou que não existe um caminho mais fácil para a liberdade. Que apelar à força apenas serviria para nos colocar sob servidão de outros senhores. Que a verdadeira força está no próprio povo. É do povo que emana todo o poder.   

Bolsonaro e as Forças Armadas!   


Aqui se faz necessário abrir um parêntese para explicar a relação de Bolsonaro enquanto Presidente da República com as Forças Armadas. Sendo ele mesmo oriundo do Exército, um ex-oficial acostumado a comandar grandes companhias, é natural que ele agora nomeado Comandante em Chefe das Forças Armadas buscasse exercer esta autoridade com a propriedade que o cargo exigia.   

Eleito em meio a denúncias de corrupção que atingiam a todos os níveis da administração pública, Bolsonaro teria dificuldade em compor seus quadros, pela desconfiança que o povo que o elegeu tinha dos possíveis candidatos aos cargos.   

Os militares nada mais são que Funcionários Públicos de Carreira, alguns muito capacitados mas sub-aproveitados pelo Governo. Foi assim que, para fugir dos corruptos que infestam toda a política, o ex-Presidente apelou para esta força de trabalho habilitada que estava hierarquicamente subordinada a ele. A começar por seu Vice-Presidente na chapa e seguindo pela composição de vários Ministérios e cargos de confiança mais próximos, Bolsonaro foi muito feliz em suas escolhas. Ele os colocou para trabalhar e a força de trabalho correspondeu em obediência ao comando do líder.  

AS QUATRO LINHAS DA CONSTITUIÇÃO!   

Como vimos nos capítulos anteriores, os Constituintes ao redigirem a CONSTITUIÇÃO se cercaram de cuidados na forma de prerrogativas e direitos especiais para se prevenirem contra eventuais perseguições como as que aconteceram no passado. O Presidente da República também foi incluído nestes cuidados. Existem várias prerrogativas exclusivas do Presidente previstas na Carta Magna, algumas que até foram cassadas pelo ativismo Judiciário, como por exemplo o direito de nomear pessoas de sua inteira confiança para ocupar posições estratégicas para o Governo.    

Entre estas prerrogativas está a competência exclusiva do Presidente, mediante consulta ao Conselho da República. decretar o Estado de Defesa de acordo com o Título V (Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas), no Artigo 136 da Constituição Federal promulgada em 1988, quando julgar que haja "grave ameaça a ordem pública [mediante] iminente instabilidade institucional" como as que aconteceram nos anos que antecederam a instauração do Regime Militar.   

É evidente que, em face dos acontecimentos, o Presidente deve considerar todas as alternativas viáveis previstas na Constituição para defender as Instituições Democráticas, sob o risco de ser acusado de omissão caso não o faça. É de sua responsabilidade exclusiva.   

Neste sentido há rumores que Bolsonaro tivesse cogitado buscar orientação jurídica sobre como proceder se chegasse ao ponto de necessitar lançar mão deste instrumento legal nunca usado antes, e até de que uma "minuta" orientando sobre as ações necessárias pudesse ter sido redigida. Mas, se ela realmente existiu Bolsonaro a ignorou, uma vez que o Estado de Defesa nunca foi de fato decretado.   

Nenhum destes procedimentos configura uma "tentativa de golpe" como tem sido alardeado na mídia cooptada pelas oligarquias políticas que tomaram de assalto o Planalto. Pelo contrário, se trataria do exercício responsável das funções para as quais o Presidente foi eleito.   

A narrativa do golpe (um suposto golpe que nunca aconteceu, porque Bolsonaro ao ser derrotado nas eleições deixou o cargo e foi seguir sua vida normalmente) está fundamentada em interpretações forçadas que fogem das quatro linhas estabelecidas pela CONSTITUIÇÃO. As perseguições injustificáveis contra Bolsonaro só provam que seus conselheiros tinham razão ao considerar o uso de uma medida extrema para proteger as Instituições Democráticas, que estão sim sob grave ameaça no país, desde quando a liberdade de expressão de jornalistas foi cancelada obrigando-os a fugir do País para não ser presos por "crime de emitir opinião"; desde quando um Deputado teve o mandato cassado e foi preso por atos e palavras ditas no exercício de suas funções parlamentares; quando o Presidente da República foi impedido de nomear pessoas de sua confiança para cargos estratégicos; desde quando inquéritos criminais foram instaurados de ofício por membros da mais alta corte que deveriam zelar pela obediência ao devido processo legal.   

Se Bolsonaro for culpado, será por não ter dado ouvidos aos que o aconselharam. Por confiar que as instituições democráticas pudessem resistir por si mesmas. Por acreditar que ainda vivemos sob algum resquício de Democracia. Por desejar que o povo se erga por si mesmo e mostre sua força na defesa de sua LIBERDADE.
Compartilhe:

-

COMPARTILHE COM OS AMIGOS 🧡

Busque por Palavras🔎

ME PAGUE UM CAFÉ ☕

ME PAGUE UM CAFÉ ☕

Chave PIX 🔑

forjaartpress@gmail.com

Seguidores 🙋‍♂️🙋‍♀️

RECOMENDADAS 👁‍🗨

Formulário de Contato✍

Nome

E-mail *

Mensagem *

LEITURA EM ALTA 📖

Postagens ➕ visitadas