O que podemos aprender com o futebol sobre a Pandemia
O maior experimento de controle da #Pandemia vem do futebol.
Jogadores de futebol são orientados sobre a importância e as diferenças entre políticas de isolamento e de distanciamento social, além das melhores formas de lidar com o convívio familiar.
Também são submetidos a testes rotineiramente, antes e depois dos jogos, mesmo os que já foram contaminados. Quando alguém com a infecção é detectado, este é isolado e inicia tratamento imediato, só retornando ao convívio do grupo após totalmente recuperado.
Como resultado deste trabalho, acredita-se terem atingido o que os especialistas teorizam como a "imunidade de rebanho", sendo cada vez mais raras as notícias de infecção entre jogadores, embora estes mantenham rotina de intensa interação, não só dentro do próprio grupo, como também com jogadores de outros times pelo menos duas vezes por semana.
E, em vez de usar este imenso laboratório para estudar o notável caso de sucesso no futebol, Governadores bitolados optam por suspender as atividades futebolísticas em seus estados.
O que se vê entre os governantes é a estupidez humana trabalhando a favor do #vírus, sem que ninguém da comunidade médica seja chamado para opinar sobre o caso.
O #futebol tem sistematicamente demonstrado que é possível controlar a Pandemia com razoabilidade e, nos casos em que seja impossível evitar a contaminação pelo menos minimizar os danos dentro de uma comunidade, sem abrir mão da atividade econômica que sustenta todo esse trabalho de cuidado e controle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário será respondido em breve.