A estratégia repetida da esquerda pra levar a as eleição para o segundo turno
Boi de piranha é uma espécie de pedágio pago pelo boiadeiro do Pantanal quando precisa atravessar um rio. Contam que o boiadeiro lança no Rio um boi ferido pra distrair as piranhas que infestam os rios e assim poder passar com a boiada.
Lembrei disso assistindo ao pronunciamento do ex-condenado Lula da Silva. No discurso ele bateu fortemente em Ciro Gomes, acusando-o truculento e ignorante. Disse que orientará a esquerda a não apoiá-lo caso se lance candidato a Presidência em 2022.
Esta foi a senha para se repetir o padrão de polarização que ocorreu em todas as eleições em que um candidato do PT e Ciro participaram juntos.
Em 2003, a plataforma de campanha de Ciro Gomes começou batendo forte na candidatura de Lula. Fez o povo acreditar que ele seria a melhor alternativa contra o candidato do PSDB. De fato, Ciro conseguiu tirar muitos votos entre os que não estavam satisfeitos com o governo do PSDB, o que levou Lula ao segundo turno pela primeira vez desde que disputou eleições contra o PSDB. Nas duas eleições anteriores Lula fora derrotado no primeiro turno.
No segundo turno Ciro Gomes transferiu boa parte de seus votos para o candidato do PT, dizendo-lhes que escolhessem entre os males o menor.
Lula venceu a eleição dirigindo uma forte campanha de difamação contra a pessoa do candidato do PSDB. Em agradecimento pela força dada, Ciro foi nomeado Ministro do Governo Lula logo no dia seguinte a posse.
Depois disso Ciro só voltaria a se candidatar 15 anos depois, justamente quando o Governo petista estava desacreditado, envolvido em sucessivos escândalos de corrupção e corria o risco de perder mais uma eleição no primeiro turno.
Novamente Ciro Gomes entrou na campanha batendo forte no PT, repetindo o padrão de 2003. Tirou votos do principal adversário do PT e conseguiu, com mais essa polarização, levar a disputa para o segundo turno, transferindo novamente parte de seus votos para o Haddad, o que não foi suficiente para garantir-lhe a vitória desta vez.
Agora novamente Ciro e Lula tentam novamente repetir a fórmula que garantiu no passado que o PT não fosse derrotado ainda no primeiro turno.
Ciro se tornou boi de piranha profissional. O "terceira via" ideal.
Ele é o preferido de Lula pra roubar votos dos indecisos no primeiro turno. Com isso, Lula espera novamente levar a eleição para o segundo turno e vencer, conduzindo uma campanha rasteira, sem apresentar nenhum projeto de Governo, como fez da primeira vez.
Resta saber se o eleitorado vai cair mais uma vez nessa esparrela.
A tática inclui ainda a "Estratégia das Tesouras" onde os Tucanos e os Petralhas por detrás das cortinas, andam abraçados!!
ResponderExcluir