. março 2016 março 2016 ~ Forja de Hefestos - Opinião Independente

🌍 Use Translator (By Google)

Wagner Moura e o Direito a Opinião

Há que se defender o direito à livre manifestação

wagner_moura

NOTA DE REPÚDIO

Wagner Moura é um grande ator ao qual reputo o reconhecimento público entre os melhores de sua geração. Particularmente (sim é a minha opinião) o considero sempre brilhante na composição das personagens que interpreta.

Repudio veementemente as tentativas de desconstrução moral deste jovem cidadão brasileiro, ora em andamento a partir de dentro de alguns nichos da imensa rede social (por uma questão de justiça é preciso que se diga que a rede social é maior e mais variada do que a meia dúzia que tenta monopolizar o protagonismo entre os formadores de opinião).

Nichos sociais estes onde tentam atingir sua honra, por em dúvida sua inteligência e desconstruir seu inegável talento profissional. Restritos, porque demonstram a disposição de só reconhecer como válido e digno de consideração o pensamento que concorda com o de seu núcleo duro, mesmo quando recheados de crassos erros lógicos no enunciado da argumentação.

Defendam a liberdade de expressão mesmo quando discordem de tudo o que for dito

Não concordo com nada do que Wagner Moura escreveu no artigo publicado na Folha de São Paulo hoje (30 de abril). Mas alguém precisa, pelo bem da democracia a que tantos juram seguir, se levantar e defender-lhe o direito de dizer o que pensa, sem se que se torne vítima das mesmas artimanhas rasteiras as quais tenho denunciado desde que escolhi me opor ao discurso populista do atual partido no governo.

Tenho já há algum tempo demonstrado minha insatisfação com os rumos que o debate político tem tomado. Sobretudo a partir da crescente rejeição às políticas públicas da atual Presidente. Muitos dos que defenderam ferozmente estas mesmas políticas (sim, ferozmente) num passado recente, agora se mostram descontentes com os rumos do governo e vem à público manifestar sua decepção.

No entanto demonstram ter trazido consigo o que de pior aprenderam no tempo em que defenderam o populismo insano deste governo. Usam e abusam das estratégias reprováveis pelas quais eu e vários de meus amigos fomos vitimados por estes mesmos que agora gritam contra o governo nas alamedas da cidade. Mudaram o alvo de seus impropérios, mas na essência demonstram que nada mudou nas mentes apequenadas pela doutrinação do ódio a que foram submetidos ao longo dos anos em que defenderam o partido político do governo. Parecem acreditar que a única maneira de se opor a uma ideia diferente daquela da qual estão convencidos no momento seja destruir o autor do pensamento, atacando-lhe a moral e a honra.

Receio ter de admitir num futuro próximo que, mesmo quando o lulopetismo não passar de uma mácula vergonhosa nas páginas de nossa história, a ideologia malsã da qual eles fizeram uso terá vencido e se consolidado no comportamento reprovável de todos os que outrora tenham bebido de suas fontes.

Não basta mudar de opinião. É preciso despir-se da desonestidade que tem caracterizado a propaganda pela qual as massas se deixaram manipular, reconhecendo os erros cometidos num passado nem tão distante. Sob pena de estarmos trocando um radicalismo equivocado por outro de desonestidade igual, mas com um resultado tão ou mais pernicioso que o anterior.

Não ataquem ao Wagner Moura. Respeitem as pessoas!

Escutem o que Wagner Moura outros tantos milhares de jovens como ele tem a dizer. Respeitem o direito que ele tem de manifestar livremente sem que tenham eles de se expor ao regime policialesco das opiniões que vigorou nos piores momentos de nossa história e contra o qual muitos de nós tem se manifestado veementemente desde há muito.

Se puderem manifestem-se também, exponham o contraditório com propriedade quando houver, mas atentem ao decoro e a salutar prevalência da diversidade e principalmente pelo respeito às pessoas dos cidadãos. E a democracia que almejamos ainda há de lhes agradecer penhoradamente mais à frente, quando uma sociedade amadurecida emergir do caos em que mergulhamos quando acreditávamos em mentiras.
Compartilhe:

Religião - As Páscoas Que Jesus Comemorou

Qual o significado da Páscoa cristã e o que aprendemos com os hebreus

Santa_ceia_Páscoa

O nome Páscoa vem de Pessach, uma transliteração do idioma hebraico e que em grego se escrevia Paskha. É uma comemoração dos judeus que foi instituída há muito tempo, numa noite de Lua cheia, no dia 14 do mês de Nisã no calendário lunar dos hebreus. Naquela noite os hebreus teriam sido avisados por um profeta que eles seriam libertados do jugo dos poderosos egípcios.
Compartilhe:

Justiça - Quatro Derrotas e Uma Vitória

Governo festeja primeira vitória da AGU sob o comando de José Eduardo Cardozo

jose_eduardo_cardozo

José Eduardo Cardozo tem sofrido vários revezes desde que deixou o Ministério da Justiça para assumir a chefia da Advocacia Geral da União. É difícil atribuir-lhe culpa exclusiva pelas derrotas nos embates o Supremo Tribunal Federal. A verdade é que o governo tem agido um tanto atabalhoadamente, tomando decisões precipitadas antes que os advogados da União possam elaborar um parecer jurídico, causando que a AGU acabe por agir como bombeiros depois que o incêndio já se alastrou.
Compartilhe:

Justiça - Entre o Lícito e o Legítimo

A tênue linha entre a legitimidade e a licitude nas gravações de conversas entre a Presidente e o ex-Presidente.

sergio_moro

Nunca antes na história deste país se discutiu o direito tão amplamente, nem tão apaixonadamente, como agora. Nas redes sociais os ânimos estão excitados e a ebulição dos fatos levam a troca de opiniões por vezes em tons mais ríspidos do que manda o sentido do convívio pacífico.
Compartilhe:

Política - Ministro Lula, O Brevíssimo

Impugnação da nomeação do Ministro Lula cai como uma bomba que pode devastar o Planalto

Dilma e nomeação do ministro Lula

A se confirmar no plenário do STF o julgamento favorável expedido nesta sexta-feira (18 de março) pelo Meritíssimo Senhor Juiz Gilmar Mendes sobre a ação apresentada pelo PSDB e o PPS contra a nomeação do ex-Presidente Lula da Silva para o cargo de Ministro em Chefe da Casa Civil do Governo Dilma, Luiz Inácio passa a concorrer ao posto de Ministro com o menor tempo de mandato como Ministro da história deste país, disputando com o ex-Ministro da Justiça também nomeado há poucos dias pela Presidente Dilma Rousseff.
Compartilhe:

Opinião - A César o Que É de César

É quase certo que as benfeitorias feitas no Triplex e no Sítio de Atibaia pertencem ao Lula

Barcos do Lula no sítio

A quem pertencem o sítio em Atibaia e o apartamento Triplex no Guarujá? Quanto a isso não deveria haver nenhuma discussão atualmente. Os imóveis pertencem legalmente àqueles detentores das escrituras oficiais registradas em cartório.
Compartilhe:

Jornalismo - Vazamentos Seletivos

Vazamentos sobre investigações já prestaram um grande serviço a operação Lava-Jato

rotor-cipher-machine-1147801_960_720

Já foi falado aqui sobre a necessidade de haver uma melhor colaboração entre o jornalismo investigativo e a polícia. O que há no Brasil é uma espécie de competição, uma guerra não declarada, da imprensa contra os órgãos de públicos, que incluem todo o sistema policial e o aparato do Estado.
Compartilhe:

Justiça - Delações e Ilações

Processo contra Aécio Neves arquivado mostra que as delações não servem para nada

Delcídio

A enxurrada de notícias que nos são submetidas a cada dia, sem que tenhamos tempo para analisar friamente suas implicações, causam que não percebemos a tênue intersecção dos fatos. Há exatamente 1 ano, precisamente no dia 6 de março de 2015, opositores ao petismo e simpatizantes ao PSDB festejavam decisão do Supremo Tribunal Federal que, a pedido da Procuradoria Geral da República, arquivava o processo de investigação contra Aécio Neves aberto a partir de delações na Lava-Jato.
Compartilhe:

Jornalismo - É a Crise "Né"

Um jornalista que pontua frases com um "né" a cada 10 segundos ainda não é o pior que pode acontecer ao jornalismo

capa_da_veja_thumb

A crise econômica parece ter atingido até mesmo a grande Globo News. Em virtude disso o canal resolveu reduzir despesas da única maneira que os modernos empresários sabem. Demitindo empregados. O problema deste tipo de programa de contenção de despesas é que o principal critério de escolha aponta diretamente para os profissionais mais caros às empresas. E em geral os mais bem remunerados são os melhores profissionais, os mais preparados, os que investiram na formação pessoal e que levam a sério os detalhes de uma boa apresentação.
Compartilhe:

-

COMPARTILHE COM OS AMIGOS 🧡

Busque por Palavras🔎

ME PAGUE UM CAFÉ ☕

ME PAGUE UM CAFÉ ☕

Chave PIX 🔑

forjaartpress@gmail.com

Seguidores 🙋‍♂️🙋‍♀️

RECOMENDADAS 👁‍🗨

Formulário de Contato✍

Nome

E-mail *

Mensagem *

LEITURA EM ALTA 📖

Postagens ➕ visitadas