. agosto 2011 agosto 2011 ~ Forja de Hefestos - Opinião Independente

🌍 Use Translator (By Google)

Filosofia - Análises Cínicas

Talvez o maior legado filosófico de Diógenes de Sínope, o Cínico, seja que não devemos nos deixar impressionar pelo brilho alheio.


O Cinismo de Diógenes de Sínope

Muito tenho lido da opinião de simpatizantes do Cinismo enquanto conceito filosófico e ainda me surpreendo ao observar que a maioria dos que estudam Diógenes de Sínope se prendam muito mais a uma atitude mitológica, muitas vezes descrita como mal compreendida perante seus contemporâneos, do que propriamente a alguma reflexão filosófica que se possa extrair de seu comportamento peculiar. Não creio que tenham sido as bravatas atribuídas a Diógenes que o tenham alçado ainda em vida ao patamar de filósofo respeitado.
Compartilhe:

Filosofia - "Eu Só Sei Que Nada Sei"

Só sei que não foi Sócrates quem disse isso


apologia_de_socrates

Responda rapidamente: quem disse a célebre frase que tem ocupado a mente de filósofos e pensadores de nosso tempo?

Esta frase tão famosa tem sido injustamente usada por alguns para exemplificar a essência do agnosticismo, conforme proposto nos primórdios da filosofia moderna. Alegar que nada se sabe tornou-se quase como um mantra pelos pretensos iniciados na arte da análise crítica do conhecimento. Em vista destas observações, você talvez esteja entre os que acreditam piamente que foi Sócrates quem afirmou ser sábio por saber que nada sabe. Mas perceba que você pode ter sido enganado por todo o tempo em que teve esta certeza.
Compartilhe:

Opinião - "A Sociedade Despedaçada"

Lançada por Jean Paul Sartre, a expressão "Sociedade despedaçada" nunca nos coube tão bem


sociedade-despedacada

Desde que usada por Sartre, em sua defesa aos intelectuais, a expressão "sociedade despedaçada" foi usada em vários sentidos diferentes, por diversos setores da sociedade. Mas talvez nunca tão apropriadamente quanto no recente discurso proferido por David Cameron, Primeiro Ministro da Grã Bretanha. Ele declarou que "a sociedade despedaçada voltou ao topo da agenda [do governo]".
Compartilhe:

Filosofia - 36 Argumentos Para a Existência de Deus

Filósofa Rebecca Goldstein se diz ateia e publicou uma ficção onde seu personagem principal defende o argumento deísta de Spinoza

Uma defesa ao Deísmo


Capa do livro 36 argumentos para a existência de Deus

Lançado no Brasil pela Companhia das Letras o livro da doutora em filosofia Rebecca Goldstein, "36 Argumentos Para a Existência de Deus". O livro, traduzido por George Schlsinger, tem 536 páginas nas quais a doutora Goldstein pretende lançar as bases para um debate franco sobre os principais argumentos usados para defender racionalmente ao Deus Abraâmico, como ela define.
Compartilhe:

-

COMPARTILHE COM OS AMIGOS 🧡

Busque por Palavras🔎

ME PAGUE UM CAFÉ ☕

ME PAGUE UM CAFÉ ☕

Chave PIX 🔑

forjaartpress@gmail.com

Seguidores 🙋‍♂️🙋‍♀️

RECOMENDADAS 👁‍🗨

Formulário de Contato✍

Nome

E-mail *

Mensagem *

LEITURA EM ALTA 📖

Postagens ➕ visitadas